0

Revisão de saldo do FGTS para quem trabalhou entre 1999 e 2013

É impontante saber se realmente você tem direito ao reajuste concedido pela Justiça para quem trabalhou de carteira assinada entre 1999 e 2013. Assim, você pode pedir revisão de seu saldo do FGTS. Criado em 66, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço surgiu com a finalidade principal de dar suporte e amparo aos trabalhadores no caso de serem desempregados dos seus atuais empregos. Com a determinação da justiça, o FGTS depositado ao longo do serviço nesse período, pode agora ser revisto, re-calculado.

revisão do saldo do fgts

A medida veio porque um juiz obrigou a Caixa Econômica Federal a corrigir os saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela inflação, ao invés de pela Taxa Referencial (TR), como veio sendo feito. Nesse sentido o impacto será razoavelmente marcante, em face ao período e valores.

A questão é que a correção pelo TR vem sofrendo perdas em relação a correção da inflação desde 1999. Desse modo o poder de compra do dinheiro do cotista do fundo acaba desfragmentado pela elevação de preços. O fato mesmo é que as ações sobre o assunto tomou novas proporções depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, em 2013, que a TR não pode ser usada como parâmetro para corrigir os Fundos do FGTS.

Então fique ligado, você que está enquadrado nesse perfil, procure a Defensoria da União, sendo você “Brasileiro ou Estrangeiro”, agora mesmo, tendo em mãos sua documentação pessoal, carteira de trabalho, extrato da conta do FGTS e comprovante de residencia. A defensoria vai dar suporte a trabalhadores que não podem pagar um advogado. Boa Sorte!

Débora Vieira Rocha Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *