1

CNH Popular, Inscrição Carteira de Motorista Social, Detran RS

Depois da já conhecida CNH Popular – (Carteira Nacional de Habilitação gratuita que chegou as mãos de 18 mil pernambucanos) – Agora é a vez do Estado do Rio Grande do Sul. Lançado esse mês (Novembro/2013) o Detran/RS em parceria com o Governo do Estado apresenta a CNH Social. A Carteira Nacional de Habilitação Gratuita vai favorecer os menos favorecidos no estado do Rio Grande do Sul. As inscrições para o programa estão abertas até o dia 29 de novembro.

cnh pOPULAR

Durante todo esse mês, você deve se inscrever e concorrer a uma das 7 mil CNHs que gratuitamente serão dadas aos gaúchos devidamente inscritos no programa. A CNH Social é uma política pública visando atender uma demanda da população que não possui condições de se habilitar.

O Programa não vai abranger apensas para primeira habilitação – Uma vez que serão beneficiados 1,4 mil, para primeira habilitação, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria, sendo 840 destinados à mudança para categoria “C”, 2.940 destinados à mudança para categoria “D” e 420 destinados à mudança para categoria “E”.

Inscrições Até dia 29cnh

O Interessado deverá inscrever-se em um dos 274 Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados ao Detran/RS. As inscrições vão até o dia 29 de novembro, e o sorteio será realizado em 11 de dezembro. O beneficiário poderá obter a primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria. Com a adição ou mudança de categoria, quem tem habilitação para automóvel pode acrescentar habilitação para moto, por exemplo, ou mudar para as categorias de transporte de cargas ou passageiros.

 

As pessoas beneficiadas pelo programa estarão isentas do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação, dos exames médicos e psicológicos, do curso teórico-técnico, do curso prático de direção veicular e locação de veículos, e também dos exames teórico e prático. Candidatos reprovados nos exames poderão refazê-los uma única vez, sem ônus, garantido um acréscimo de oito aulas práticas aos reprovados no exame prático.

 

Poderão requerer o benefício candidatos maiores de 18 anos, residentes no Estado há pelo menos dois anos, com renda familiar mensal de até três salários mínimos (ou de até dois salários mínimos para desempregados há mais de dois anos). Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que é realizado pelas prefeituras. Quinze por cento das vagas serão destinadas à população negra e 50% das vagas de mudança de categoria para mulheres.

 

Carteira de Motorista Social RS

 

Já as cotas de gênero se justificam, principalmente, pela maior dificuldade das mulheres na inserção no mercado de trabalho, evidenciada pelos índices de desemprego, pela qualidade das ocupações e diferença na remuneração, e ainda porque os homens representam mais de 95% dos condutores nas categorias de veículos de grande porte.

Não poderão participar da seleção aqueles que já estejam com serviço de habilitação aberto no Detran/RS, nem quem tenha cometido crimes na condução de veículo ou quem teve a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada ou suspensa.

Débora Vieira Rocha Camargo

One Comment

  1. Querosaber o resultado do sorteio da cnh solidaria do estado do rs …estou inscrita quero ver se fui ou nao sorteada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *